Como descartar embalagem de café

Como descartar embalagem de café? Pode jogar no lixo comum da casa ou são prejudiciais ao meio ambiente? Podem ser recicladas? A seguir explicaremos sobre as melhores formas de descarte de embalagens laminadas de café moído e café grão.

Como descartar embalagem de café

As embalagens de café que são feitas de papelão ou de papel laminado são totalmente recicláveis. As embalagens laminadas flexíveis de café costumam vir com o número 7 escrito dentro do símbolo de reciclagem. O número 7 significa “Outros” na reciclagem, outros materiais mais os dois componentes principais da estrutura, podendo ser BOPP/BOPP,  PEBD/ad/PA/ad/PEBD, PP/ad/EVOH/ad/PP, PET/ad/PEBD etc.

Como descartar embalagem de café
Como descartar embalagem de café? Embalagens laminadas ou papelão

No caso das embalagens laminadas, elas devem ser lavadas e deixadas para secar antes de colocar junto para reciclagem. Na de papelão não faça isso senão ficará inutilizada.

As embalagens de papelão podem ser recicladas com outros tipos de papelão. Mas as embalagens laminadas, infelizmente, não são muitas empresas que aceitam este tipo de produto por ter pouco valor de mercado. Portanto é importante ligar para a prefeitura da sua cidade para saber se existe alguma empresa que aceite este produto.

Caso não exista empresa próxima de onde você mora, uma dica é utilizar os pacotes para fazer outras coisas, reaproveitamento do material, processo também conhecido como upcycle. Duas empresas que fazem isso no Brasil são Terracycle e Rede Asta.

Evite ao máximo jogar no lixo comum, mas se não encontrar método alternativo na sua cidade, infelizmente o aterro sanitário é o único destino.