Como descartar kefir ou kombucha

Como descartar kefir ou kombucha estragado? Tem algum perigo para o meio ambiente jogar o kefir ou o kombucha no lixo comum? Neste post falaremos sobre a melhor forma de descarte destes probióticos.

Como descartar kefir ou kombucha

O kefir e o kombucha são duas bebidas probióticas diferentes, feitas a partir de bactérias benéficas e leveduras. Como são produtos naturais, eles não contaminam o meio ambiente e podem ser jogados no lixo comum orgânico da casa.

Algumas pessoas também usam o kefir ou o kombucha em compostagem. Eles podem ser enterrados juntamente com resíduos orgânicos para acelerar o processo, servindo de catalisador de decomposição.

Como descartar kefir ou kombucha
Como descartar kefir ou kombucha? Ele estraga?

Outra opção é colocar na terra para ser usado como adubo para plantas. Mas é preciso ter cuidado pois deixa o solo muito ácido, podendo matar a planta.

Se o kefir ou kombucha estragou ou estão com mofo, não coma de jeito nenhum pois pode trazer perigos para sua saúde.

Não é comum aparecer mofo, mas pode acontecer. Se notar manchas brancas, verdes, laranja, vermelha ou até pretas na superfície, ou descoloração rosa do leite do kefir de leite, pode ser que esteja contaminado. O ideal nestes casos é descartar a bebida e o produto ou então fazer compostagem como explicado anteriormente. Não guarde nem os grãos do kefir.

Como prevenir mofo nestas bebidas?

Para prevenir mofo ou que o produto estrague, é importante usar equipamentos sempre bem limpos, pois qualquer contaminação pode matar as bactérias e leveduras. Evite contato com a mão, pois também pode contaminar.

Para evitar o mofo, uma dica é borrifar vinagre branco na jarra e na tampa. Na tampa faça de vez em quando por dentro e por fora para evitar formação de mofo.