Descarte de ribbon e liner, é reciclável?

Como fazer descarte de ribbon e liner? O que se deve fazer com ribbon usado e liner, eles são recicláveis? Tem algum perigo para o meio ambiente? Explicaremos sobre as melhores formas de descartar ribbon e liner atualmente.

Descarte de ribbon e liner

O papel liner é o papel usado como base do autoadesivo, ele também é conhecido como papel siliconado ou papel adesivado ou parafinado. É um papel que contamina o meio ambiente se jogado no lixo comum para ser levado ao aterro sanitário. Os produtos químicos presentes podem passar para o solo e contaminar até os rios.

O ideal é enviar para reciclagem, pois ele pode ser reciclado para gerar polpa celulósica e esta será utilizada para gerar novos papéis. Além de aproveitar todo papel, não ocorre efluentes líquidos no processo, diminuindo drasticamente a contaminação do meio ambiente.

Descarte de ribbon e liner, é reciclável?
Descarte de ribbon e liner, é reciclável?

Mas o problema é que no Brasil não existem muitas opções de reciclagem de papel liner. A primeira opção é entrar em contato com o fabricante do papel liner para saber se eles possuem logística reversa, assim você entrega para eles e eles ficam responsáveis pelo descarte consciente.

Se não for possível devolver ao fabricante, verifique com a Prefeitura da sua cidade se tem algum local que faz reciclagem deste tipo de papel.

Não havendo outra opção coloque no lixo comum, bem embalado para ser descartado no aterro. Mas esta é a última opção, quando não se tem outra possibilidade.

E o ribbon? É reciclável?

O ribbon é uma fita de poliéster com uma camada tinta com cera, resina ou mistura destes que é usado para impressão por transferência térmica em materiais sintéticos e tecidos. Infelizmente não é um produto reciclável, não existe opção de reciclagem para ribbons.

O recomendado é jogar no lixo comum mesmo, uma vez que não existe outra opção no Brasil. O bom é que o ribbon não contém substâncias tóxicas, portanto não irá contaminar o meio ambiente com produtos tóxicos. Mas levará anos para se decompor.

Outro detalhe importante é que o ribbon pode conter dados sigilosos da empresa. Como eles não podem ser triturados, o recomendado nestes casos é levar o produto para incineração, pois não gera gases tóxicos no ambiente. Se este for seu caso, procure uma empresa que faça incineração na sua cidade.