Como descartar jaleco usado, tem algum perigo?

Como descartar jaleco usado? Quais os cuidados que se deve ter ao jogar fora jaleco? É preciso higienizar? Abaixo falaremos sobre o descarte correto de jalecos, se tem algum perigo para o meio ambiente e outras curiosidades.

Como descartar jaleco usado

Para quem não sabe, os resíduos têxteis contaminam sim o meio ambiente, pois podem liberar substâncias químicas e contaminar o solo e rios. Quando são enviados para o aterro sanitário, poderão ficar lá anos e anos sem se decompor (100 a 300 anos se for sintético) ou então serão queimados, causando mais problemas para a atmosfera.

Os jalecos são tecidos e tecidos são resíduos recicláveis. Mas como este tipo de reciclagem ainda é difícil de encontrar, o ideal é que você uso o jaleco até não poder mais, até que ele esteja com rasgos, furos, largo ou manchas que não seja possível continuar utilizando. Se não for profissional da saúde ou que trabalhe com produtos que sejam tóxicos, utilize o jaleco como pano de chão quando decidir não usar no trabalho.

Como descartar jaleco usado, tem algum perigo?
Como descartar jaleco usado, tem algum perigo?

Antes de jogar o jaleco no lixo comum, verifique com a Prefeitura da sua cidade se existe reciclagem têxtil, eles possuem o registro de todas as empresas locais. Não existindo jogue no lixo comum após ele não ser mais útil para nada.

É importante destacar aqui o caso dos jalecos usados por profissionais da saúde, que são considerados equipamento de proteção individual (EPI). Nestes casos estes jalecos podem propagar bactérias e outros agentes patogênicos, causando contaminação para as pessoas que entrarem em contato.

Quando o jaleco já não tiver mais utilidade, você poderá descartá-lo junto do lixo do hospital para evitar contaminação. Se já levou para casa, lave deixando de molho na água sanitária ou hipoclorito de sódio e somente depois da desinfecção descarte. A seguir explicamos melhor sobre a higienização.

Como higienizar jaleco para desinfecção?

A higienização correta do jaleco branco deve ser feita deixando de molho em 10 mL de hipoclorito de sódio 1% com um litro de água por 30 minutos. Não deixe demais porque poderá amarelar o jaleco. Isto irá fazer desinfecção. Nunca lave com outras roupas!

Depois lave com água e sabão e passe com ferro de passar, pois ajuda a matar as bactérias. Não coloque na secadora pois irá danificar o jaleco.