Como descartar papéis importantes, destruir documentos papel

Papéis confidenciais são um problema para serem descartados pois não podemos jogá-los direto na lixeira senão podem ser usados por golpistas para roubo de identidade. A maioria das pessoas usam a trituradora, mas dependendo do caso somente ela não é suficiente. Mas como descartar papéis importantes? Qual melhor maneira de destruir documento de papel confidencial?

Como descartar papéis importantes

Cortar os papéis

Quando a quantidade de papel não é muito grande você pode cortá-lo em pedaços pequenos. Se tiver furador de papel você pode usar para furar as partes confidenciais e depois cortar o resto com tesoura. Jogue em lixos diferentes para ficarem espalhados.

Se for muita quantidade esta dica não é recomendada pois vai demorar demais. Em quantidades maiores o recomendado é a trituradora.

Molhe com água e água sanitária

A dica para quem tem muita quantidade de papel é pegar uma lixeira grande resistente, de uns 30 litros. Coloque os papéis dentro, adicione 2 litros de cloro 8% dentro da lixeira e 18 litros de água. Tome muito cuidado pois o cloro pode causar queimaduras na pele e olhos. Nunca misture com amônia e outros produtos pois pode soltar gás tóxico. Se possível use luvas e óculos. Não serve água sanitária pois ela é apenas 2,5%.

Use um pedaço de pau para empurrar os documentos para baixo e encharcá-los bem no líquido. Não empurre com as mãos pois o cloro é muito forte. Deixe os documentos de molho por 24 horas dentro da lixeira.

No dia seguinte os documentos terão descolorido e poderão ser esmagados facilmente. Se conseguir ver alguma informação triture o papel com a mão mesmo, use luva! Se quiser deixe secar em cima de uma saca plástica para jogar fora ou então jogue fora assim mesmo.

Como descartar papéis importantes, destruir documentos papel
Como descartar papéis importantes, destruir documentos papel

É possível deixar de molho apenas na água, mas o processo vai demorar muito mais (alguns dias) e, dependendo da caneta utilizada, pode não descolorir apenas com água.

Queimando

Outra maneira de destruir papel importante em grandes quantidades é queimando eles. O único problema é que você precisa ter jardim, uma vez que não pode sair colocando fogo em qualquer coisa na rua. Se você tiver uma área do lado de fora da casa fica mais fácil.

É só colocar fogo em um papel e depois ir colocando o restante aos poucos para queimarem por completo. Lembre-se de fazer isto dentro de uma panela grande de ferro fundido ou barril para fogo (de queima) ou algo parecido, para o fogo não espalhar pelo local.

Empresas que destroem documentos

Se você costuma ter milhares de documentos confidenciais que precisam ser destruídos constantemtente, pode ser necessário a contratação de uma empresa especializada em destruição segura de documentos. Sim, elas existem. São empresas que coletam os documentos, apagam as informações importantes e depois ainda levam para reciclagem.

Deixe um Comentário