Como descartar ímã

Procurando saber como descartar ímã? Possui alguns ímãs de geladeira e gostaria de saber se são recicláveis? Ou tem algum íma neodímio e queria saber se tem perigo para o meio ambiente jogá-lo no lixo? A seguir explicaremos as melhores formas de descarte dos mais variados tipos de ímã.

Como descartar ímã

Infelizmente ímas não são recicláveis, ainda não existe processo para recuperá-lo ou para fazer o reaproveitamento. E o pior é que ímãs como os ímãs de geladeira são vendidos aos milhões todos os anos principalmente para turistas que chegam em outros países como forma de ter uma lembrança local e ímãs de empresas ou lojas para grudar na geladeira e ter o telefone sempre à vista.

Para evitar ao máximo jogar estes produtos no lixo comum, tente rutilizá-los para alguma coisa, realize o upcycling, reutilização criativa, transformando-os em novos materiais.

Como descartar ímã e ímã de neodímio
Como descartar ímã e ímã de neodímio

Estas são algumas dicas do que você pode fazer com ímã de geladeira:

  • Cole ao contrário na sua mesa, deixando o ímã para cima, para usá-lo para segurar clipes;
  • Ou deixe em cima da sua mesa de costura para prender alfinetes e agulhas;
  • Prenda o ímã em uma caneta com Superbonder, assim você pode deixar a caneta presa na geladeira para anotar recados sempre que precisar;
  • Cole os ímãs em fotos com amigos ou familiares par dar de presente;
  • Cole os ímãs no seu cartão de visita para dar para seus clientes.

Caso não goste de nenhuma dessas idéias, você pode procurar locais que aceitem doação de ímãs.

Não encontrando outra maneira de “descarte”, coloque no lixo comum da casa para ser enviado ao aterro sanitário, mas só faça isso depois de não ter conseguido outra maneira de se desfazer dos ímãs antigos.

E o ímã de neodímio? É perigoso?

O ímã de neodímio, também conhecido como Ímãs de Terras Raras, está presente em vários aparelhos eletrônicos como fones de ouvido, celulares, HDs e motores eletrônicos. Eles são muito mais fortes que os ímãs comuns como os usados em decorações de geladeiras, e podem ser perigosos pois sua força pode causar lesão em quem estiver manuseando.

Esse tipo de ímã vem sendo estudo por diversas faculdades inclusive pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que criou uma tecnologia para reciclar ímãs de disco rígido que já está patenteada. Mas infelizmente ainda não existem empresas fazendo esse processo, nem em outros países.

É possível encontrar esse tipo de ímã a venda no Mercado Livre para quem quiser reutilizá-los para outras coisas. Portanto se você tem muitos disponíveis pode colocar à venda nesses tipos de sites.

Tenha muito cuidado ao manusear os ímãs de neodimio! Como especificado anteriormente, podem causar lesões e até apagar dados de HD e cartões de crédito. Eles também podem afetar implantes médicos como marca passo.