Como descartar HD usado

Como descartar HD usado? O que se deve fazer quando não for utilizar mais o disco rígido de um computador velho? É possível reciclar HD para não prejudicar o meio ambiente? Daremos algumas dicas sobre o descarte de HD e como proteger seus dados caso não queira mais utilizar o HD.

Como descartar HD

Os HD são sim recicláveis, pois possuem placas eletrônicas, plásticos, alumínio, aço e outros metais em sua composição. Mas antes de enviar para algum local de reciclagem você precisa apagar seus dados para não serem roubados por outras pessoas.

Uma das maneiras de apagar os dados é destruindo o disco rígido abrindo o HD. Essa maneira dá um pouco de trabalho pois não é simples abrí-lo. Quando conseguir abrir quebre o disquinho que tem dentro dele usando um martelo mesmo, mas tome cuidado para não voar lascas no seu olho!

Caso não queira abrir use a furadeira fazendo buracos onde fica localizado o disco rígido, como mostrado no vídeo:

Outras pessoas levam em metalúrgicas e jogam dentro de fornos, mas essa maneira não está disponível para todas as pessoas.

Se você não está com vontade de ter trabalho em destruir, utilize algum programa que faça formatação sobrescrevendo os dados por mais de seis vezes.

Um bom programa portátil para inutilizar um HD e SSD é o Disk Wipe, apesar de ser antigo funciona no Windows 10. Faça download no site oficial, depois é só clicar no ícone para rodar, não precisa de instalação. Você terá que selecionar o drive correto, clicar em Wipe Disk (tenha atenção!!!), depois será preciso selecionar o tipo de formatação:

Como descartar HD usado
Como descartar HD usado?
  • DoD 5220.22-M
  • GOST R 50739-95
  • Gutmann
  • HMG IS5
  • Random Data
  • Write Zero

Digite ERASE ALL para confirmar a exclusão dos dados, depois confirme novamente. Você poderá escolher várias formatações diferentes para garantir que as informações não sejam recuperadas.

Uma alternativa ao Disk Wipe é o Eraser.

Caso não encontre um posto de reciclagem na sua cidade, dê uma ligada para a Prefeitura pois eles costumam ter cadastro de todas as empresas. Caso não enha nenhuma, verifique se alguma instituição de ensino não aceita o HD para ser reutilizado.

Evite ao máximo jogar no lixo pois o HD possui produtos em sua composição que levam centenas de anos para degradarem na natureza. Mesmo que vá jogar no lixo, faça o processo de formatação com o programa!