Como fazer descarte de fio dental

Como fazer descarte de fio dental corretamente? Pode jogar no lixo comum ou é prejudicial para o meio ambiente? A seguir falaremos sobre o fio dental e as melhores formas de jogá-lo fora.

Descarte de fio dental

A primeira coisa que você precisa saber e que não deve ser feita, que muitas pessoas fazem sem saber o risco, é jogar o fio dental pelo vaso sanitário. Você nunca deve jogar fio dental privada abaixo! O fio dental é feito de nylon ou de Teflon e não é biodegradável. Ele não vai se romper nem se desfazer na água. Irá se aglomerar com fios de cabelo, papel higiênico e até fezes, entupindo o encanamento da casa ou do prédio e ainda prejudicar o meio ambiente.

Eles também podem se unir com raízes e óleos das árvores formando aglomerados de sujeira, causando problemas terríveis ao sistema de esgoto, podendo causar vazamentos que trazem riscos à saúde. Nem mesmo as estações de tratamento de água estão preparadas para remover fio dental.

Como fazer descarte de fio dental
Como fazer descarte de fio dental corretamente?

O fio dental, infelizmente, deve ser jogado no lixo comum junto com papéis de fezes, papéis com alimentos, para ser enviado para o aterro sanitário. Ainda não existe maneira de fazer reciclagem deste produto.

A caixinha de plástico do fio dental pode ser colocada para reciclagem pois são feitas de plástico. Mas o fio dental em si não tem tratamento.

A única maneira atual de proteger o meio ambiente contra os resíduos de fio dental é escolher fio dental sustentável ou eco-friendly, como é chamado em inglês. No Brasil ainda são difíceis de encontrar, mas lá fora já é possível encontrar fio dental natural de carvão de fibra de bambu e fio dental de seda que são 100% sustentáveis e biodegradáveis.