Como descartar janelas e vidros de janelas

Como descartar janelas e vidros de janelas? Será que pode reciclar janelas ou os vidros para não ocorrer desperdício? Pode ser perigoso ao meio ambiente? A seguir falaremos melhor sobre descarte de janelas da construção civil e dos seus vidros.

Como descartar janelas e vidros de janelas

Deve-se evitar ao máximo jogar janelas e vidros nos aterros sanitários, não deixe no lixo comum para a coleta de lixo pegar, pois eles não levam entulhos.

Os vidros das janelas normalmente são recicláveis, mas alguns tipos sofrem processos químicos para modificar ou adicionar camadas dificultando sua reciclagem, como é o caso do vidro temperado ou o vidro laminado. Nos vidros comuns você pode entregar em postos de reciclagem de vidro, no caso desses outros vidros especiais, você terá que procurar postos especializados para o tipo de vidro.

No caso dos vidros não recicláveis o recomendado é fazer reaproveitamento, também conhecido como upcycling, criando outra coisa com o vidro. Se não tiver idéia doe para locais que vendem vidro, ou lojas de artesanato, que podem usar o vidro para outra coisa.

No caso das janelas vai depender do que elas são feitas.

Como descartar janelas e vidros de janelas
Como descartar janelas e vidros de janelas

Janelas de madeira não são recicláveis, mas você também pode fazer outras coisas com a madeira da janela. Se não tiver paciência ou não tiver como fazer nada, doe para locais que comprem madeira ou para algum conhecido para que ele possa reaproveitar a madeira para construir outra coisa.

Janelas de alumínio podem sim ser recicladas, pois o alumínio é reciclável. Além de reciclável tem durabilidade muito maior do que as janelas de madeira, pois não apodrecem quando pegam chuva e sol. Primeiro tente doar para alguém que esteja precisando de janelas, se não tiver alguém para doar, entregue no posto de reciclagem de alumínio.

Janelas de PVC podem ser reutilizadas várias vezes pois possuem vida útil de 50 anos, depois deste tempo podem ser recicladas e transformadas em outras coisas. Não havendo alguém para doar, entregue no posto de reciclagem de PVC.

Lembrando que se você não sabe onde fica o posto de reciclagem da sua cidade, basta entrar em contato com a Prefeitura que eles costumam ter registro dessas empresas. Não existindo reciclagem, entregue em local que receba entulho de obra.