Como descartar iodo povidine

Como descartar iodo povidine? Comprou iodo e acabou esquecendo na prateleira, gostaria de saber como jogar fora de maneira segura? A seguir explicaremos o que fazer com iodo ou povidine caso não queira mais usar por estar vencido ou não.

Como descartar iodo povidine

O iodo é um antisséptico como o álcool 70 e outros, uma substância capaz de inibir o crescimento e a multiplicação de germes. Ele deve ser utilizado dentro do prazo de validade, se já tiver passado da data não use, pois não terá o efeito esperado, podendo causar problemas de saúde.

Evite ao máximo jogar o iodo ou povidine ou outro produto com iodo pelo ralo da pia, do tanque ou pela privada. Para que não vá para a rede de esgoto pública.

Caso o iodo ainda esteja na validade, você pode doar para conhecidos que usem este produto. Não havendo ninguém para doação, siga com a dica a seguir.

Como descartar iodo povidine
Como descartar iodo povidine corretamente

O recomendado é que qualquer medicamento vencido ou não, que não for mais utilizado pelo consumidor, seja devolvido para farmácia ou estabelecimentos de coleta que recebam os remédios de volta. Normalmente eles contêm coletores com escrito “Descarte seus medicamentos vencidos ou impróprios aqui”.

O estabelecimento fica responsável pelo descarte consciente do medicamento, para não ser descartado no esgoto. Eles fazem o tratamento correto para inutilizar e não contaminar o meio ambiente.