Descartar papel carbono, qual maneira correta

Qual maneira correta de descarte de papel carbono? O papel carbono é muito usado ainda nos dias de hoje pois é perfeito para criar múltiplas cópias de um mesmo documento. Como ele possui produtos químicos em sua composição para poder realizar as cópias, muitas pessoas ficam na dúvida sobre como descartar papel carbono. Qual seria a maneira correta? Será que pode reciclar papel carbono?

Descartar papel carbono

Infelizmente o papel carbono não pode ser reciclado pois ele contém produtos químicos que são impossíveis de reciclar. O papel em si é reciclável, mas como ele contém estes produtos, não tem como realizar a separação do material reciclável do não reciclável. Estes produtos químicos embutidos no papel acabam gerando um produto reciclado de baixa qualidade, não sendo possível reaproveitá-lo.

Para descartar papel carbono, o recomendável é colocar em sacos plásticos, pode ser aqueles sacos pretos grande de lixo. Feche bem e coloque na lixeira da casa, apartamento ou do escritório, junto com os outros lixos comuns do local para ser levado pela coleta de lixo ao aterro sanitário.

Descartar papel carbono, qual maneira correta
Descartar papel carbono, qual maneira correta

Isso não é uma solução, infelizmente. Não existe solução para este tipo de papel até os dias de hoje. Deixando o papel carbono dentro do saco você estará apenas fazendo com que ele demore a entrar em contato com o solo, mas eventualmente esse saco irá se romper liberando o papel que contaminará o solo. O ideal é as pessoas trocarem para outro tipo de papel que possa ser reciclado ou mudar para digital.

É importante não deixar grandes quantidades deste papel em contato com o solo, não se esqueça disso. Se tiver jardim não jogue nem queime este tipo de papel, a queima pode gerar gases tóxicos.

5 Comentários




  1. E depois de ensaca-lo em saco platico de lixo preto, qual o lixeiro que irá recolhe-lo ? eu tenho 2 tipos de coletas.. O normal para aterro e outro somente de reciclaveis

    Responder

    1. Olá Claudio
      O papel carbono não é reciclável, portanto tem que ficar no saco preto com o lixo comum.
      Abs

      Responder

Deixe um Comentário