Como descartar passaporte

Como descartar passaporte? O que fazer com o passaporte antigo, posso jogar fora no lixo comum ou devo queimá-lo? Tem algum perigo se for roubado mesmo vencido? A seguir explicaremos como proceder com passaporte que não tenha mais utilidade.

Como descartar passaporte

O mais importante é que se seu passaporte estiver vencido ou para vencer e você pretende tirar um novo, não jogue fora! A Polícia Federal recomenda que você apresente o passaporte, mesmo vencido ele pode ser utilizado como documento para emissão do novo passaporte, caso você não tenha outro documento.

No momento da apresentação ele será cancelado pelo atendente e devolvido. Os vistos contidos no passaporte vencido continuam válidos, você precisa aprensentar o vencido e o novo nesses casos. Caso você tenha um passaporte vencido e não o apresente, será preciso pagar uma taxa adicional para emitir o novo passaporte.

Se já apresentou seu passaporte vencido ou que está para vencer e ele foi inutilizado pela Polícia Federal, é hora de você destruí-lo para não ter os dados roubados.

Como descartar passaporte, mala, carteira
Como descartar passaporte

O ideal é queimar o passaporte para não ter maneira de reconstruí-lo. Para queimar utilize uma bacia de ferro ou uma panela que suporte o papel queimado. Tenha cuidado para não colocar fogo em outras coisas.

Se você mora em local que não pode queimar, então passe na trituradora para dividir o passaporte em vários pedaços. Não coloque os pedaços em uma mesma saca plástica, espalhe, coloque alguma parte com papel higiênico de fezes, outra com lixo da cozinha e outros pela casa.

Quem não tiver trituradora utilize a tesoura mesmo, mas corte pedaços pequenos.