Descartar livros velhos, o que fazer

Todo ano são diversos livros didáticos escolares que precisamos jogar fora mas nunca sabemos o que fazer com eles. Muitas pessoas se perguntam se é possível reciclar estes tipos de livros, se é possível fazer doação etc. Veja agora como descartar livros velhos, o que fazer com livros desatualizados que você não vai usar mais e livros que não queira mais guardar em casa.

Descartar livros velhos

Onde doar livros usados

A melhor maneira de se livrar dos livros que não quer mais é fazendo doação, isso mesmo, você pode doar os livros para biblioteca da sua cidade, em sebo ou até em brechós. É importante que o livro não esteja com mofo, nem rasgado e cheio de rabiscos, senão ninguém vai aceitá-lo.

Algumas instituições que recebem livros usados com os estados em que estão localizadas:

  • Exército da Salvação (SP, RJ, SC, DF, PR, PE, RS) – 4003-2299 ou site
  • Associações e ONGs (vários estados) – site
  • Detran Distrito Federal – site
  • Bibliotecas Saber com Sabor (MT) – site
  • Fundação Cultural de Curitiba (PR) – site ou (41) 3321-3205
  • Biblioteca Nacional (RJ) – aceita doação de coleções (veja aqui ou (21) 2220-3040)
  • Banco de Livros (RS) – site ou (51) 3026.8020 e (51) 3026.8021

Procure também no Google escrevendo algo como “doar livros usados Rio de Janeiro RJ” (sem as aspas), substitua o Rio de Janeiro RJ pelo nome da sua cidade e sigla do estado.

Descartar livros velhos
Descartar livros velhos, o que fazer? Doar? Vender?

Vender ou trocar livros usados

Se você está precisando de um dinheiro extra sempre pode tentar vender o livro usado online. Em sites como Mercado Livre, OLX e Etsy é possível criar uma conta e colocar o livro à venda.

Também é possível vender em sebos, eles costumam pagar algum valor simbólico pelo livro. Lembrando que é importante que o livro esteja em bom estado, senão não adianta que o sebo não vai conseguir vender.

Existem alguns sites que permitem também a troca de livros usados, você envia o seu e a pessoa envia o dela para você. A única coisa chata é que é preciso pagar para usar estes sites. O mais famoso deles é o Skoob, tem também LivraLivro, BookCrossing (não precisa pagar) e TrocadeLivros (não precisa pagar mensalidade, mas é preciso pagar os Correios).

Reciclagem de livros usados

Caso não queira doar nem vender, você pode levar seus livros para um ponto de reciclagem da sua cidade, pois a reciclagem de livros é o mesmo de papel. Algumas cidades possuem lixeiras próprias para descarte de livros usados.

Uma maneira de encontrar pontos de reciclagem na sua cidade é pelo site da Prefeitura. Basta digitar no Google “Prefeitura NOMEDACIDADE” sem aspas, vai aparecer o site nos resultados para você entrar.

Claro, se não encontrar nenhum local de reciclagem próximo e fique difícil levar os livros, o jeito é jogar na lixeira. Mas tente deixar separado em sacas plásticas, assim se alguém quiser levar os livros poderá pegá-los sem estarem sujos.

1 comentário


  1. Os pais poderiam transformar em peças de artesanato para criar renda pra reverter pra família,caso não encontre ninguém para doá-los,claro esses livros usados pelos seus filhos.

    Responder

Deixe um Comentário