Como descartar manteiga

Como descartar manteiga? Posso jogar a manteiga estragada pelo ralo? O que fazer com a manteiga vencida ou que está ruim para ser usada em pratos? A seguir daremos algumas dicas de descarte de manteiga.

Como descartar manteiga

O problema com a manteiga é o mesmo das outras gorduras, ela não se dissolve em contato com a água, ou seja, irá ficar presa na tubulação prendendo resíduos sólidos e causando entupimentos. Portanto ela nunca deve ser descartada pelo ralo ou pela privada!

E mesmo que não fique presa na tubulação, ela poderá parar no esgoto cauusando contaminação do meio ambiente, inclusive a morte de peixe e outros animais no local.

Como descartar manteiga, farinha de trigo
Como descartar manteiga corretamente

No Brasil ainda não temos reciclagem de manteiga, de acordo com a Associação Brasileira de Reciclagem Animal os produtos que já possuem reciclagem no país são sebo bovino, óleo de vísceras de aves, óleo de peixe e graxa suína.

Como não temos outra alternativa, o recomendado é colocar a manteiga vencida na geladeira para ela endurecer. Depois coloque dentro de recipiente plástico com tampa, pode ser pote de sorvete ou algum outro pote que você possua. Coloque o pote dentro de saco plástico e deixe com o lixo da cozinha para ser levado para o aterro sanitário.

Infelizmente, por enquanto, esse é o destino da manteiga, evitando assim que ela seja jogada pelo ralo da casa.

Manteiga rançosa o que fazer?

Se a manteiga não estiver estragada, estiver apenas rançosa, a Nestlé dá uma dica para tirar o ranço da manteiga.

Coloque a manteiga dentro de uma vasilha com água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, deixe ela de molho por 15 minutos (algumas pessoas recomendam 24 horas, mas teste os 15 minutos). Depois lave com bastante água.