Como descartar manteiga

Como descartar manteiga? Posso jogar a manteiga estragada pelo ralo? O que fazer com a manteiga vencida ou que está ruim para ser usada em pratos? A seguir daremos algumas dicas de descarte de manteiga.

Como descartar manteiga

O problema com a manteiga é o mesmo das outras gorduras, ela não se dissolve em contato com a água, ou seja, irá ficar presa na tubulação prendendo resíduos sólidos e causando entupimentos. Portanto ela nunca deve ser descartada pelo ralo ou pela privada!

E mesmo que não fique presa na tubulação, ela poderá parar no esgoto cauusando contaminação do meio ambiente, inclusive a morte de peixe e outros animais no local.

Como descartar manteiga, farinha de trigo
Como descartar manteiga corretamente

No Brasil ainda não temos reciclagem de manteiga, de acordo com a Associação Brasileira de Reciclagem Animal os produtos que já possuem reciclagem no país são sebo bovino, óleo de vísceras de aves, óleo de peixe e graxa suína.

Como não temos outra alternativa, o recomendado é colocar a manteiga vencida na geladeira para ela endurecer. Depois coloque dentro de recipiente plástico com tampa, pode ser pote de sorvete ou algum outro pote que você possua. Coloque o pote dentro de saco plástico e deixe com o lixo da cozinha para ser levado para o aterro sanitário.

Infelizmente, por enquanto, esse é o destino da manteiga, evitando assim que ela seja jogada pelo ralo da casa.

Manteiga rançosa o que fazer?

Se a manteiga não estiver estragada, estiver apenas rançosa, a Nestlé dá uma dica para tirar o ranço da manteiga.

Coloque a manteiga dentro de uma vasilha com água e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, deixe ela de molho por 15 minutos (algumas pessoas recomendam 24 horas, mas teste os 15 minutos). Depois lave com bastante água.

Deixe um Comentário