Como descartar pomadas vencidas

Como descartar pomadas vencidas? Posso jogar pomada estragada direto no lixo comum ou é perigoso para o meio ambiente? Neste post explicaremos o que fazer com pomadas que não vai mais utilizar para não trazer perigos para o meio ambiente e pessoas próximas.

Como descartar pomadas vencidas

As pomadas são remédios como qualquer outros, por isso você nunca deve jogar pelo ralo da pia ou direto na privada. Também deve evitar ao máximo jogar no lixo comum que vai para o aterro sanitário, pois irá contaminar o meio ambiente, trazendo riscos para os animais e pessoas que entrarem em contato com a água contaminada.

No Brasil ainda não temos lei específica para regulamentar o descarte de medicamentos vencidos pelas pessoas comuns, consumidores domésticos. Mesmo assim o indicado é que as pessoas tentem descartar a pomada e qualquer outro medicamento em caixas de coleta disponíveis em farmácias, Unidades Básicas de Saúde e alguns supermercados.

O site do Programa Descarte Consciente traz endereços de vários locais que aceitam os remédios. Acesse esta página oficial, digite seu CEP e clique em “Buscar”. Se não conseguir encontrar tente na parte debaixo, selecionando o Estado em que você mora e depois a Cidade. Se houver local de descarte aparecerão os bairros onde estão disponíveis.

Como descartar pomadas vencidas
Como descartar pomadas vencidas

A maioria dos medicamentos vencidos são incinerados em usinas já preparadas para isso, pois não causam contaminação do ar e do meio ambiente.

Caixas e bulas podem ser colocadas junto com lixo de papel reciclável.

Evite comprar pomadas ou outros medicamentos que não serão utilizados, fazendo isso você garante que irá consumir todo remédio que será comprado, evitando o desperdício e o descarte em excesso.