Como descartar navalha e giletes

Como descartar navalha e giletes usadas? Será que pode ser reciclada ou deve ser jogada no lixo comum? Existe alguma empresa que recolhe? Qual a melhor forma de descarte de navalhas e giletes velhas para não trazer risco aos trabalhadores da coleta. A seguir explicaremos as melhores maneiras de jogar fora navalhas e giletes.

Como descartar navalha

As navalhas e giletes podem sim ser recicladas e transformadas em outros produtos. Nos Estados Unidos a própria Gilette fez parceria com uma empresa de reciclagem para o destino correto dos produtos usados, é uma pena que não está disponível no Brasil.

O principal que você precisa saber é que nunca deve jogar fora a navalha ou as giletes sem proteger com alguma coisa. É importante colocar alguma proteção, embrulhar em vários jornais e colocar dentro de garrafa pet cortada ou caixa plástica, pois o risco do trabalhador da coleta de lixo se cortar é muito grande.

Depois de embalar bem verifique se na sua cidade possui posto de reciclagem para esse tipo de produto, normalmente a Prefeitura tem registro das empresas. Infelizmente são poucos postos de reciclagem deste material no Brasil.

Como descartar navalha
Como descartar navalha e giletes? São recicláveis?

Não encontrando reciclagem, dê um verificada nas farmácias da sua cidade, algumas delas possuem um caixa de coleta onde as pessoas podem depositar remédios vencidos e outros materiais. Verifique também em postos de saúde e hospitais, se eles tiverem opção para descarte hospitalar, talvez aceitem que você deposite navalhas e giletes usadas.

Se não houver opção nenhuma, então o ideal é que você vá juntando todas as navalhas dentro de uma caixa plástica ou pote plástico. Depois feche bem com durex e coloque um rótulo avisando do que se trata. Deixe no lixo comum do prédio ou da casa para ser levado ao aterro.