Como descartar parafina

Como descartar parafina? O que fazer com se tiver muita quantidade de parafina, pode jogar no lixo comum para ser levado ao aterro sanitário? Pode ser reciclada? A seguir explicaremos sobre o descarte correto da parafina, descarte consciente para não prejudicar o meio ambiente ou evitar ao máximo sua destruição.

Como descartar parafina

É importante informar que existem vários tipos de parafina, esse são os principais:

  • PARAFINA 120/125°F – indústria de fósforos, curtumes e emulsões, na composição de artefatos de borracha e outros;
  • PARAFINA 130/135°F – manufatura de velas, indústria de parafinação de papéis e outros;
  • PARAFINA 140/145°F – fabricação de velas, como impermeabilizante de papéis, embalagens, lonas e frigoríficos, aditivo na formulação de tintas e vernizes e outros;
  • PARAFINA 150/155°F – fabricação de velas, como impermeabilizante de papéis, embalagens, lonas e frigoríficos e outros;
  • PARAFINA 170/190°F – como material isolante de eletricidade e impermeabilizantes, na fabricação de polidores e ceras domésticas e outros.

Como a parafina é um produto tóxico, já estão sendo criados novos tipos de cera ecológicas como, por exemplo, a parafina vegetal de soja. É preciso ter cuidado com a parafina pois ela é tóxica, pode causar irritação nos olhos, irritação respiratórias e nas mucosas além de queimaduras quando fundida.

Não se tem registros dela ser perigosa para organismos aquáticos ou ao solo, mas sua degradabilidade é demorada, por isso deve-se evitar jogar no solo ou rios.

Como descartar parafina, pode reciclar?
Como descartar parafina, pode reciclar?

As recomendações de segurança como destino final para a parafina é que o produto seja reprocessado, incinerado em locais específicos para isso ou então enviados para indústrias para ser usado em co-processamento com outros produtos.

Caso não saiba se sua cidade possui estes tipos de instalações, entre em contato com a Prefeitura da sua cidade, eles possuem registros desses locais.

A embalagem de plástico do pacote de parafina deve ser enviado para postos de reciclagem que reciclam embalagens contaminadas.