Como descartar pasta de dente e tubo

Como descartar pasta de dente e tubo? Está com tubos de pasta de dente vazios que não queria jogar no lixo por preocupação com o meio ambiente? Já explicamos aqui no site sobre o descarte de escovas de dente, mas será que os tubos de pasta de dente são recicláveis? A seguir explicaremos sobre o descarte consciente da pasta velha e do tubo vazio.

Como descartar pasta de dente

No mundo são descartados anualmente cerca de 20 bilhões de tubos de pasta de dente! Como são feitas de 75% plástico e 25% alumínio, podem trazer problemas graves ao meio ambiente, pois levam quase 500 anos para se decompor.

O creme da pasta de dente não é reciclável mas os tubos da pasta de dente vazios e as caixinhas são sim recicláveis. Os tubos são reciclados como produtos plásticos, enquanto as caixinhas de papelão são enviadas para reciclagem de papel.

Como descartar pasta de dente e tubo?
Como descartar pasta de dente e tubo de pasta? Reciclar?

Antes de enviar o tubo da pasta de dente vazio remova o máximo possível de pasta que conseguir. Uma dica é ir dobrando o tubo ou usar a própria escova de dente para espremer, como se tivesse tirando as bolhas de ar ao colar contact no caderno ou ao colocar papel de parede.

Deixe o tubo com a tampa! Ela é importante pois esses tubos são lavados antes de passarem pelo processo, assim não irá contaminar a água da lavagem.

Outro detalhe interessante é que a Colgate criou um tubo 100% reciclável feito de polietileno de alta densidade (PEAD) e vai passar a tecnologia para outras empresas, o intuito é que em 2025 todas as marcas já estejam utilizando este tubo.

Os tubos reciclados atualmente são transformados em telhas, cadeiras, bancos, mesas e vários outros materias de construção. Para ter uma idéia, nas telhas de tubos de creme dental são usados quase 700 tubos de creme dental, e as telhas criadas são 100% recicláveis, além de não quebrarem, serem isolantes términas, não absorverem água e possuírem resistência ao fogo.

Agora que você já sabe, não jogue os tubos vazios no lixo do banheiro com papel higiênico sujo, separe-o junto dos materiais recicláveis do prédio ou da sua casa.