Como descartar luvas de PVC

Como descartar luvas de PVC, Policloreto de vinila, também conhecido como vinil? Costuma usar luvas de PVC para fazer coisas em casa e quando termina de usá-las joga no lixo comum? Será que são descartáveis? A seguir explicaremos a melhor forma de descarte das luvas de vinil para não prejudicar o meio ambiente.

Como descartar luvas de PVC

As luvas de vinil (PVC) são luvas sintéticas, não são biodegradáveis e não contém proteínas do látex. Possuem uma vida útil mais longa que as luvas de látex. Além disso sua fabricação tem custo menor, sendo mais baratas para comprar. Elas podem ter várias espessuras diferentes, com talco ou sem talco.

Sua desvantagem é que não dá muita proteção contra produtos químicos e microorganismos, pois contém plastificantes em sua composição que a deixam permeável. Mas são ótimas para manuseio de produtos químicos não perigosos e para trabalhar com produtos de limpeza.

Como descartar luvas de PVC
Como descartar luvas de PVC? São recicláveis?

Mesmo contendo plastificantes em sua composição, elas não são recicláveis e não podem ser incineradas, pois na queima pode ocorrer formação de compostos clorados perigosos. Além disso é preciso ter cuidado ao usar estas luvas para manusear alimentos e outros itens, pois os plastificantes podem migrar da luva para eles, causando contaminação cruzada.

Infelizmente não existe descarte consciente para este produto, portanto o recomendado é não comprar, tente usar outros tipos de luvas. Se comprou tente usar até não ser mais possível. Caso tenha trabalhado com produto não tóxico, lave as luvas e reutilize.

Para jogar as luvas de PVC fora coloque no lixo comum que será levado ao aterro sanitário. Ela irá contribuir para o acúmulo de lixo, uma vez que demora séculos para se decompor.

Outras informações sobre as luvas de vinil

As luvas de PVC são luvas leves e descartáveis, podendo cobrir pulso e antebraço. Normalmente são utilizadas por profissionais da indústria química, petroquímica, metal mecânica, montadoras, autopeças e saneamento, pois ela garante resistência química e mecânica.

São boas para proteção contra corrosivos como hidróxido de amônio, hidróxido de sódio e de potássio. Mas elas não devem ser usadas com solventes halogenados ou cetonas.

Dependendo com o que você trabalha, essas luvas podem ser jogadas fora apenas quando sofrerem danos, rasgos e furos, ou então quando perderem a validade, pois não vão dar a proteção desejada. Se você trabalha com produtos tóxicos então o descarte terá que ser após cada uso para não contaminar outras coisas.

1 comentário em “Como descartar luvas de PVC”

Os comentários estão encerrado.