Como descartar hidróxido de amônio

Como descartar hidróxido de amônio, também conhecido como solução de amônia? É perigoso para nossa saúde e para o meio ambiente? Será que pode ser reciclado? A seguir falaremos sobre as melhores formas de descarte do hidróxido de amônio para evitar intoxicação e outros riscos para saúde.

Como descartar hidróxido de amônio

A solução de amônia é perigosa à saúde pois tem toxicidade aguda, pode causar sufocamento e irritação nos olhos, garganta e trato respiratório. Dependendo do tempo de exposição pode ocorrer irritação e lesões no corpo, pois ela tem ação cáustica alcalina, causando queimaduras na pele, olhos e sistema respiratório. Se for exposição à grande quantidade pode ser fatal.

Dependendo da concentração pode liberar grande quantidade de amônia no ar, se tornando uma mistura explosiva. Também pode pegar fogo ou explodir quando exposta ao calor ou chama.

Além de ser prejudicial aos humanos, também podem causar graves problemas ao meio ambiente se ocorrer vazamento em grande escala. No caso de pequenos vazamentos não há perigo, pois a umidade do ar reduz a concentração do gás.

Como descartar hidróxido de amônio, solução de amônia
Como descartar hidróxido de amônio, solução de amônia?

Caso você tenha que mexer com a solução, faça em local ventilado e use luvas de PVC ou neoprene, óculos de segurança e use roupas de proteção nível “A”. Ele deverá ser colocado em tanques, containers ou bombonas. Não podem ficar em local que tenha risco de queda e devem ficar protegidas contra choques, pois qualquer choque pode causar explosão.

No caso de vazamentos é preciso combater com água, use água em spray para reduzir concentração dos gases amônia em volta do local. Tenha cuidado pois irá aquecer! A água que entrar em contato com a amônia deve ser recolhida para tratamento e neutralização da alcalinidade.

Portanto o hidróxido de amônio (solução de amônia, amoníaco) não é reciclável. Ele deve ser sempre enviado para empresas que fazem tratamento destes tipos de produtos químicos (aterro classe I), pois precisa ser neutralizada. Nunca devem ser descartados em ralos ou privadas, principalmente se for grande quantidade, pois podem trazer riscos aos animais, plantas e pessoas que entrarem em contato com esta água.