Como descartar podas de árvores

Como descartar podas de árvores? O que fazer com resíduos das podas de árvore e jardinagem? Devo colocar fogo ou enviar para algum local específico? A seguir explicaremos sobre as melhores maneiras de descarte de podas de árvore, para evitar prejudicar o meio ambiente.

Como descartar podas de árvores

Quem tem jardim sabe que é importante realizar a poda das árvores de tempos em tempos para evitar que os galhos caiam e causem algum acidente. Mas a poda não precisa ser feita muitas vezes, senão você pode acabar matando a árvore.

Dependendo da cidade em que você mora podem existir normas definidas pela Prefeitura. Por exemplo, em Novo Hamburgo, não pode ser realizada poda drástica que causem debilidade da árvore. Já em Dois Irmãos a poda pode ser feita somente quando necessário e a pessoa tem que manter 70% dos galhos e folhas, se a pessoa podar demais poderá ser multada. Outras cidades possuem recolhimento de galhos secos e outros resídos.

Verifique na prefeitura da cidade onde você mora sem tem alguma norma sobre as podas e se a cidade possui local de descarte de lixo ecológico. Se houver, você poderá deixar os galhos e folhas ou solicitar o recolhimento do material.

Como descartar podas de árvores, galhos, cortes

Caso não exista opção de reciclagem na sua cidade, verifique se algum vizinho precisa do lixo orgânico, pois o mesmo pode ser reaproveitado para compostagem.

Não havendo opção, tente criar um local para deixar este lixo até ele se decompor. Evite colocar fogo, mesmo fogueira dentro de casa pode ser considerado crime, pois você está trazendo riscos de incêndio para a mata e para a sua casa e dos vizinhos. Além de poder causar problemas de saúde nas pessoas que inalarem a fumaça.

Se não tiver outra maneira então pergunte na prefeitura da sua cidade se é permitido colocar fogo em resíduos de árvore, assim você não corre risco de infringir a lei local.