Descartar celular velho que não vai mais usar

Na maioria das vezes sabemos como descartar algum produto corretamente. Mas e no caso de celulares e smartphones antigos? Pode jogar direto na lixeira? Não seria perigoso descartar o aparelho com a bateria no lixo comum da casa? Veja agora como descartar celular velho de maneira correta sem colocar em risco o meio ambiente e nossa saúde.

Descartar celular velho que não vai mais usar

A primeira coisa que você precisa fazer antes de jogar fora o aparelho celular antigo é apagar suas informações, por questões de privacidade. Para isso faça a redefinição de fábrica. Normalmente fica dentro de Configurações > Gerenciamento Geral > Restaurar (ou algo parecido). Remova cartão SD e cartão SIM da operadora.

Doando celular usado

Se o aparelho estiver em boas condições e ainda puder ser usado por outras pessoas, a melhor maneira de descartá-lo é doando para alguém. Doe para algum familiar ou conhecido, não precisa deixar o aparelho na gaveta nem jogá-lo na lixeira.

Quem preferir pode verificar na Prefeitura da cidade se tem alguma instituição de caridade que aceite a doação.

Reciclagem de operadoras e empresas

A reciclagem de aparelho celular é muita cara e não existe no Brasil. Mas existe sim uma maneira de devolver o aparelho para alguns locais que irá separar componentes e enviá-los para os postos de reciclagem corretos. Pela logística reversa da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, você pode devolver os dispositivos eletrônicos para os fabricantes, comerciantes e distribuidores, e eles irão dar um final que não seja prejudicial ao meio ambiente.

Descartar celular velho que não vai mais usar
Descartar celular velho que não vai mais usar

É por isso que você pode entregar seu aparelho em algum Posto de Coleta das operadoras do Brasil ou depositar em uma urna coletora em uma das lojas da Claro, Tim, Vivo ou Oi. Nem sempre todas lojas possuem urna coletora. Caso não tenha na que você for, é só perguntar onde poderá depositar o aparelho para reciclagem.

As empresas responsáveis pela fabricação dos aparelhos também possuem programas de reciclagem de aparelhos antigos e fazer parte da logística reversa do Governo. Abaixo você confere os sites de reciclagem das marcas:

Não jogue celular velho no lixo!

Nunca jogue o celular direto no lixo! Os celulares e smartphones contêm substâncias tóxicas que ao serem jogados no aterro sanitário, penetram no solo chegando ao lençol freático e contaminando as águas próximas ao local. Além disso os telefones também podem explodir nos caminhões de lixo causando perigo para os trabalhadores.

Portanto tente sempre doar ou entregar em lojas, urnas de coleta ou enviar pelos Correios para as empresas, não jogue no lixo comum da sua casa.

Deixe um Comentário