Como descartar monitores velhos

Como descartar monitores velhos, será que eles podem ser reciclados? O que fazer caso tenha monitor antigo ou novo que não esteja usando? Neste post explicaremos as formas de descarte consciente de monitor velho para não prejudicar o meio ambiente.

Como descartar monitores velhos

Monitores CRT antigos, de tubo, não devem nunca ser jogados no aterro sanitário pois contém material tóxico em sua composição. O tubo CRT que estão dentro deles possuem chumbo, podendo chegar a três quilos de chumbo, e podem ter ainda mercúrio e cádmio. Se for liberado no solo pode trazer perigo para as pessoas que moram perto do local e até para os trabalhadores da coleta de lixo.

O chumbo se acumula no organismo com o tempo e pode causar problemas gastrointestinais, danos nos rins e fígado, hipertensão, problemas neurológicos e a longo prazo causa anemia, distúrbios neurólogicos, convulsão e outros problemas gravíssimo para saúde.

O bom é que estes monitores antigos podem ser reciclados, apesar de não ser simples, eles podem ser totalmente reciclados. Apenas o tubo CRT precisa ser desintoxicado para poder ser feita reciclagem, esta descontaminação é feita empresas específicas.

Como descartar monitores velhos
Como descartar monitores velhos, pode reciclar?

Portanto procure a coleta de reciclagem da sua cidade, caso não saiba onde fica, entre em contato com a Prefeitura pois eles possuem registros das empresas.

Se você tiver monitores novos de computador, que não são CRT, eles também podem ser reciclados, do mesmo jeito que as televisões. Não devem nunca ser jogados no lixo comum, pois apesar de não conterem produtos tóxicos, levam anos e anos para se decompor.

Outra dica é procurar empresas de reciclagem na web como por exemplo, a Ecoassist de São Paulo. Antes de fazer o pagamento para coleta, verifique a reputação da empresa.

Logística reversa de monitores

Uma dica caso sua cidade não tenha reciclagem, é entrar em contato com o fabricante para usar a logística reversa, quando você pode devolver o equipamento usado e eles irão fazer o descarte consciente.

Abaixo você confere como entrar em contato com a marca, é só clicar no link:

Doar monitores velhos

Se o monitor ainda estiver bom não envie para reciclagem nem devolva ao fabricante, doe para alguma pessoa que esteja precisando. Se não conhecer ninguém que precise, verifique em escolas, instituições de caridade e outros locais que possam estar precisando.