Como descartar pólvora

Como descartar pólvora? Como deve ser o descarte de pólvora para não trazer perigos para as pessoas e o meio ambiente? Neste post explicaremos as normas para o descarte de resíduos explosivos.

Como descartar pólvora

Para descarte de pólvora de maneira segura, primeiramente deve ser feita a inertização do produto, para não correr o risco de ocasionar explosões. A pólvora quando confinada pode gerar explosões graves, como ocorreu no caso de uma família morta em São Gonçalo no Rio de Janeiro pela explosão de pólvora que estava dentro de uma garrafa de refrigerante, que entrou em combustão pelo impacto com a enxada de um dos familiares.

Uma das maneiras de neutralizar a pólvora que esteja vencida ou em decomposição é colocar imersa dentro da água, cubra toda a pólvora com água dentro do frasco onde ela se encontra. Se você tiver o telefone do fabricante entre em contato com eles que irão informar sobre a forma de descarte seguro do material.

Como descartar pólvora sem correr riscos
Como descartar resíduos de pólvora para não explodir

Caso não saiba o fabricante e tenha muita quantidade, entre em contato com os bombeiros no telefone 193 que eles explicarão o que você deve fazer. Se possível deixe a pólvora dentro da água, completamente imersa.

Se você tem pouquinha quantidade e possui jardim em casa, uma dica é jogar na terra espalhando bem a pólvora e misturando como se fossem sementes, pois ela é um bom fertilizante, feita de carvão vegetal, enxofre e nitrato de potássio. Não coloque em montinhos pois poderá matar a planta no local, tem que espalhar bem.