Como descartar lancetas

Precisando saber como descartar lancetas corretamente? Pode jogar no lixo comum ou será que são recicláveis? Tem algum perigo no descarte de lancetas? A seguir explicaremos sobre o descarte consciente de lancetas.

Como descartar lancetas

Para quem não sabe, as lancetas são usados com os lancetadores para furar o dedo e verificar a glicose no sangue de pessoas com diabetes. Por isso deve-se ter alguns cuidados no seu descarte.

As lancetas possuem o corpo de polipropileno (plástico) e a cânula que é feita de aço inoxidável (agulha). Além disso possui um protetor feito de polipropileno, que é para proteger a ponta da agulha (também conhecida como bisel) e para permitir um descarte mais seguro quando for jogar a lanceta fora.

A lanceta também é um material perfurocortante e não pode ser reciclada. Para o descarte você deve ir guardando elas dentro de um coletor de papelão rígido como os vendidos em farmácia, por exemplo, Descartex ou Descarpack. Pois está contaminada com sangue.

Como descartar lancetas de diabetes
Como descartar lancetas do lancetador para diabéticos?

O coletor não pode ser algo quebrável, precisa ser rígido e resistente para não perfurar ou vazar! Por isso a garrafa pet não é recomendável nestes casos. Pode ser frascos de produtos de limpeza como o sabão líquido, que é um pote mais rígido do que a garrafa pet.

Após encher o coletor, entregue-o em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) pois eles irão realizar o tratamento correto do lixo contaminado.

2 comentários em “Como descartar lancetas”

Os comentários estão encerrado.