Como descartar lugol

Como descartar lugol vencido ou não? Será que é perigoso para o meio ambiente? O que fazer se tiver muita quantidade de lugol guardado? A seguir explicaremos sobre o descarte correto do medicamento lugol, que é uma solução concentrada de iodeto de potássio.

Como descartar lugol

Antes de começar, é importante informar que o uso indiscriminado de lugol pode causar malefícios à sua saúde. Você pode destruir sua tireóide usando lugol indiscriminadamente, o excesso de iodo pode provocar inflamação autoimune e ação tóxica que leva à destruição da tireóide, interrompendo a produção de hormônios tireoidianos.

Resíduos de lugol não devem, de jeito nenhum, serem jogados pelo ralo da pia ou no vaso sanitário. O lugol contamina o meio ambiente e é muito tóxico para o ambiente aquático, matando peixes e outros invertebrados aquáticos. Ele não degrada facilmente no ambiente.

Se você tem pouca quantidade pode entregar em alguma farmácia que tenha coleta de medicamentos vencidos. A própria farmácia irá fazer o descarte consciente.

Como descartar lugol corretamente
Como descartar lugol corretamente

Para o descarte de grande quantidade é preciso ser feita uma neutralização do produto e resíduos com carbonato de sódio 10% ou tiossulfato de sódio 10%, até o produto ficar incolor. Depois disso é necessário diluir na água e levados para estação de tratamento de efluentes químicos.

A embalagem normalmente pode ser enviada para reciclagem, mas também precisa ser lavada corretamente. Primeiro neutralizando a parte interna do mesmo jeito que fez com o produto anteriormente, até ficar incolor. Depois diluir em água e colocar para ser levado para reciclagem de plástico ou vidro, de acordo com o tipo de embalagem.