Como descartar margarina

Não tem idéia de como descartar margarina? Está com potes de margarina vencida e não sabe o que fazer com eles? Será que pode jogar no lixo comum de cozinha ou é perigoso para o meio ambiente? Neste post explicaremos as melhores formas de descarte de margarina vencida ou não.

Como descartar margarina

Caso tenha muita quantidade de margarina estragada não é recomendado jogar direto no lixo, pois a margarina contamina o solo como qualquer outra gordura, causando danos irreversíveis ao meio ambiente. Também não é recomendado colocar o pote cheio de margarina no lixo reciclável, pois irá contaminar os outros produtos e a coleta de reciclagem não vai gostar da situação.

Comece removendo toda a margarina de dentro do pote, coloque em banho maria para ela derreter. Depois passe para uma garrafa pet com tampa e leve até o posto de coleta seletiva que faça reciclagem deste tipo de material ou entregue em local que fabrique sabão. Quem quiser pode aprender a fazer sabão com a margarina, existem sites explicando o processo.

Se a quantidade de margarina for pouca, uma dica é ir enchendo a garrafa com o tempo, junto com outros óleos de cozinha, e quando estiver cheio entregar na coleta seletiva de gordura.

Como descartar margarina
Como descartar margarina

Nunca jogue a margarina líquida pelo ralo da cozinha ou banheiro, pois ela se acumula ficando presa na tubulação, causando entupimento e problemas graves no local.

Depois lave bem o pote de margarina com sabão e coloque juntos do lixo plástico que será enviado para reciclagem. Quem quiser pode usar os potinhos para armazenar alimentos ou fazer artesanato, que são tipos de reaproveitamente para evitar o descarte.