Como descartar permanganato de potássio

Como descartar permanganato de potássio? Ele é perigoso para o meio ambiente? Precisa ser neutralizado ou pode jogar direto na pia? A seguir explicaremos as melhores formas de descarte de permanganato de potássio e detalhes sobre sua toxicidade.

Como descartar permanganato de potássio

O permanganato de potássio em baixa concentração não traz perigos graves à saúde, mas pode causar irritação ocular se entrar em contato com os olhos (faz parte da Categoria 2B, quando os efeitos podem ser revertidos dentro de 7 dias) e distúrbios gastrointestinais se ingerido. Somente em grande concentração ele é cáustico, causa corrosão. Se no caso de entrar em contato com fogo pode emitir gases irritantes ou venenosos.

Ele é muito tóxico para organismos aquáticos, principalmente para o peixe bagre e barrigudinho. Por isso não deve ser descartado no ralo ou privada, pois a água poderá entrar em contato com peixes. Também não degrada facilmente no ambiente.

Se você tiver muita quantidade de produto, ele deve ser descartado em estação de tratamento de efluentes químicos. Mantenha na própria embalagem e deixe bem fechado, se necessário feche com fita ou algo que vede bem.

Como descartar permanganato de potássio
Como descartar permanganato de potássio

Caso tenha apenas as embalagens do produto, então lave bem com água e coloque para ser reciclado junto com produtos plástico. Mas atenção, se tiver muito resíduo no pote, não deixe a água cair pelo ralo, coloque em recipiente para ser enviado para estação de tratamento.

Se houver contato com os olhos lave com muita água embaixo da bica, lave por 15 minutos, para diluir o produto. Depois procure oftamologista.