Como descartar móveis usados

Como descartar móveis usados? O que fazer com móveis que não vai usar mais? Será que podem ser reciclados? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de móveis que não pretende mais utilizar.

Como descartar móveis

A primeira coisa que você não deve fazer é deixar os móveis na rua como mostrado na foto. Essa maneira é completamente errada pois os móveis poderão causar transtornos e vão poluir o meio ambiente, pois acabam caindo em rios e córregos. Além disso é considerado crime e você pode receber uma multa de mais de 10 mil reais.

Como descartar móveis que não quer mais
Como descartar móveis que não quer mais

Antes de descartar o móvel, verifique se está em boas condições, se estiver então você poderá doá-lo para alguma instituição da sua cidade. Pergunte para conhecidos e vizinhos se conhecem pessoas que estejam precisando do móvel, na maioria das vezes encontramos alguém que queira e pode levar o móvel para casa dela.

Se não encontrar pessoas que queiram levar os móveis usados, entre em contato com a prefeitura da sua cidade para saber se existe serviço de recolhimento de resíduos urbanos como móveis, eletrodomésticos e outros. Normalmente as prefeituras disponibilizam esse serviço que passa certos dias da semana nos bairros ou você pode agendar o recolhimento.

Caso a prefeitura não tenha este serviço, pergunte se na cidade existe algum ecoponto, são locais onde as pessoas podem deixar objetos usados que não queira mais.

Não havendo opção, a alternativa é buscar alguma empresa privada que recolha o móvel na sua casa. Exitem diversas no Brasil, uma empresa conhecida é a Ecoassist, que está disponível no site Magazine Luiza.