Como descartar nobreak

Como descartar nobreak? Pode jogar no lixo comum ou é considerado lixo eletrônico e precisam ser reciclados? A seguir falaremos sobre o descarte consciente de nobreak para evitar a destruição do meio ambiente.

Como descartar nobreak

O nobreak ou UPS em inglês (Fonte de Energia Ininterrupta), é um aparelho eletrônico utilizado para fornecer energia, protegendo os equipamentos ligados a ele. Quando acaba a luz ele não deixa o aparelho eletrônico desligar sozinho correndo o risco de queimar, e dá tempo para a pessoa desligar o aparelho de maneira correta.

Essas fontes de energia são sim recicláveis como a maioria dos aparelhos eletrônicos, pois possuem partes de plástico, de metal e bateria com as usadas em notebook.

Caso o aparelho ainda esteja funcionando e você não quer mais utilizar, doe para algum conhecido ou alguma empresa que possa utilizar o nobreak até estragar.

Como descartar nobreak
Como descartar nobreak? Pode reciclar?

Se o equipamento já estiver ruim, uma dica é entrar em contato com o fabricante para saber se eles recolhem o nobreak para fazer o descarte correto, essa é a chamada logística reversa disponível para equipamentos eletrônicos.

Caso não consiga contato com o fabricante ou eles não façam esse serviço, procure por alguma empresa de reciclagem de lixo eletrônico da sua cidade. Qualquer coisa entre em contato com a prefeitura de onde você mora pois eles costumam ter o cadastro de todas empresas deste tipo.

Existem empresas no Brasil que fazem recolhimento deste tipo de produto como a Ecobraz Emigre, Sucata Digital, E-lixo RJ, Lorene RJ, San Lien e outras em outros estados. Você pode procurar também pelo Google “descarte de lixo eletrônico CIDADE Estado” sem as aspas, substituindo pela cidade e estado onde mora.