Como descartar nylon

Como descartar nylon, náilon? Será que o nylon pode ser reciclado para não prejudicar o meio ambiente? A seguir falaremos sobre o descarte consciente do nylon, que também é um resíduo têxtil e está presente em meia calça, cestos, raquetes, capas de chuva, redes de pesca, sacolas, tênis, carpetes e vários outros produtos.

Como descartar nylon

O nylon é sim um material reciclável, ele é uma fibra sintética feita de polímero (plástico) e sua reciclagem é aconselhável para evitar a poluição do meio ambiente. Para se ter uma idéia, eles demoram 40 anos ou mais para se decompor no meio ambiente. Por ano mais de 600 mil toneladas de redes de pesca de nylon vão parar nos oceanos, contribuindo para a morte da fauna e flora do mar.

Apesar de ser um material reciclável, ele é difícil de ser reciclado e o custo é alto. Por isso pode não ser tão simples encontrar empresas que fazem este serviço no Brasil.

Antes de procurar pela reciclagem a dica que damos é doar o produto que tiver para alguém que esteja precisando, desde que o produto ainda esteja em boas condições, assim evita o máximo o descarte do material.

Como descartar nylon?
Como descartar nylon, pode reciclar?

Não havendo opção procure pela empresa de reciclagem da sua cidade, entre em contato com a prefeitura de onde mora pois eles costumam ter o cadastro desses tipos de empresas.

Caso não tenha empresa na sua cidade, veja empresas na internet como a Betaplas de São Paulo que busca sucata de nylon no local, ou Veronsarah Recuperadora de Plásticos e Comércio de Sucatas Ltda de Minas ou Ambiental Reciclagem de Londrina e outras. Você pode encontrar recicladores nesta página da Plastivida.

Evite ao máximo descartar no lixo comum que é enviado ao aterro sanitário.