Como descartar tapete e carpete

Como descartar tapete e carpete, será que podem ser reciclados? Será que pode ser colocado no lixo comum para ser enviado para o aterro sanitário? Neste post explicaremos sobre o descarte consciente de tapetes e carpetes.

Como descartar tapete e carpete

O mais importante ao fazer o descarte é sempre evitar o envio para o aterro sanitário, pois o produto ficará anos e anos contaminando o meio ambiente, ele não se degrada facilmente. O PVC e polipropileno presentes no forro do carpete podem contaminar a água.

É por isso que uma opção para os tapetes e carpetes é sua reciclagem. As fibras do carpete e tapete podem ser recicladas, do mesmo jeito que é feita a reciclagem de tecidos, para criar produtos de estofamento retardante de fogo para colchões, cobertores e isolamento acústico.

Infelizmente no Brasil a opção para reciclagem de carpetes e tapetes é rara, praticamente não existe.

Como descartar tapete e carpete
Como descartar tapete e carpete

A dica que damos, caso o tapete ou carpete ainda possa ser utilizado, doe para alguma pessoa que esteja precisando ou alguma instituição de caridade da sua cidade.

Se não encontrar ninguém para doar ou o tapete/carpete não possa ser doado de tantos danos, tente contato com o Ecoassist, é uma das empresas mais conhecidas e fazem seus serviços inclusive pelo Magazine Luiza e Americanas. Se eles não fizerem retirada deste produto, então o jeito é jogar no lixo comum, infelizmente no Brasil não temos opções para descarte destes produtos.

A próxima vez que comprar carpetes ou tapetes, procure opções de venda sustentáveis, produtos que sejam feitos com materiais recicláveis como PET.