Como descartar carregador de pilhas e baterias

Como descartar carregador de pilhas e baterias? Tem várias pilhas recarregáveis que não funcionam mais e gostaria de saber o que fazer com elas e o carregador? Neste post explicamos sobre o descarte consciente de carregador e pilhas recarregáveis, para evitar prejudicar o meio ambiente.

Como descartar carregador de pilhas e baterias

Você nunca deve jogar os carregadores, pilhas e baterias recarregáveis no lixo comum junto com os alimentos. Todos esses materiais contaminam o meio ambiente, o carregador contém materiais que não se decompõem durante anos, e pilhas e baterias possuem elementos químicos nocivos que podem trazer perigo ao entrarem em contato com a água e o solo.

Tanto o carregador quanto as pilhas e baterias podem ser reciclados. Mas não coloque com lixo plástico pois a reciclagem é separada! Uma dica é procurar a própria empresa responsável pelas suas pilhas e carregador, para saber se eles possuem logística reversa, quando você envia o produto usado e eles fazem o descarte consciente.

Como descartar carregador de pilhas e baterias carregáveis
Como descartar carregador de pilhas e baterias carregáveis

A Duracell possui esse serviço de logística reversa, está especificado no site oficial da empresa. Você pode ligar para eles para saber onde pode descartar as pilhas ou verificar no mapa. Outras empresas que também possuem são Panasonic e a Rayovac. Verifique com a marca da sua para ter certeza.

Caso a empresa não tenha postos de coleta na sua cidade ou não façam coleta de carregadores, então procure reciclagem de eletrônicos. Se não souber onde fica, dê uma ligada para a prefeitura da sua cidade pois eles possuem cadastro dos postos de reciclagem. Coloque dentro de sacos plásticos resistentes para ficar bem embalado e não correr o risco de vazar.

Evite ao máximo jogar no lixo comum, caso as pilhas e o recarregador ainda estejam bons, doe o produto para algum conhecido.

1 comentário em “Como descartar carregador de pilhas e baterias”

Os comentários estão encerrado.