Como descartar câmeras fotográficas

Como descartar câmeras fotográficas analógicas e digitais? Pode jogar no lixo comum com comida ou deve ser reciclado? A seguir falaremos sobre o descarte consciente de câmeras para evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente.

Como descartar câmeras fotográficas

Não jogue as câmeras no lixo comum! Elas possuem componentes plásticos e metálicos que levam anos e anos para se decomporem no ambiente. Além disso as câmeras digitais podem conter substâncias químicas como mercúrio, chumbo e cádmio em sua composição. Esses produtos podem entrar em contato com a água e o solo trazendo perigo para a fauna e pessoas que moram no local.

Mas antes de enviar para reciclagem, se a câmera estiver funcionando, doe para algum conhecido ou para alguma instituição de caridade.

A reciclagem não é simples de encontrar no Brasil, no caso das câmeras digitais são mais fáceis pois podem ser enviadas para reciclagem de produtos de informática ou eletrônica. Caso não saiba onde tem um posto, entre em contato com a prefeitura da sua cidade.

Como descartar câmeras fotográficas corretamente?
Como descartar câmeras fotográficas corretamente?

No caso das analógicas você poderá não encontrar reciclagem para elas, pois não são tão comuns como as digitais. Procure colecionadores ou lojas de produtos usados ou até bazares, a câmera poderá ser vendida por eles para alguém que queira usar como enfeite ou em coleção.

Outra dica é entrar em contato com o fabricante da câmera, dependendo da marca pode ser que eles possuam a opção de logística reversa, você devolve a câmera e eles fazer o descarte consciente, como acontece com outros equipamentos eletrônicos.

Algumas empresas de reciclagem de lixo eletrônico na web são Tech Trash, Ecobraz, Nova Recicle e Ecoassist. Evite ao máximo o descarte no lixo comum.