Como descartar ventilador

Como descartar ventilador? Eles são recicláveis ou devo deixar no lixo comum para ser levado ao aterro? O que fazer com ventiladores quebrados ou que não queira mais usar? Neste post falaremos sobre o descarte consciente de ventiladores, para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.

Como descartar ventilador

O ventilador é um produto eletrônico e, por isso, nunca deve ser colocado no lixo comum para ser levado ao aterro sanitário! O ventilador, assim como outros produtos eletrônicos, possui partes de metal e plásticos que podem ser recicladas. Além disso ele leva centenas de anos para se degradar no meio ambiente.

Antes de enviar para reciclagem, caso seu ventilador ainda esteja funcionando, doe para algum familiar ou conhecido, evite jogar o aparelho fora. Você estará ajudando uma pessoa e o meio ambiente ao mesmo tempo.

Caso não tenha ninguém para doar, deixe o ventilador junto com outros produtos que são enviados para reciclagem. Se na sua cidade não tiver coleta de lixo eletrônico, entre em contato com a prefeitura para saber onde pode deixar o produto, pois eles têm cadastro das empresas de reciclagem da cidade.

Como descartar ventilador de teto, mesa, chão, parede
Como descartar ventilador de teto, mesa, chão, parede e outros

Existem diversas empresas como a Recycare , e-Lixo RJ, Coopertec que fazem coleta gratuita de lixo eletrônico ou aceitam entrega. Verifique também pela internet se tem alguma na sua cidade que faça este serviço.

Se não existir reciclagem onde você mora, uma dica é fazer reaproveitamento do ventilador antigo e utilizá-lo na decoração da casa. Tem várias dicas no Google do que pode ser feito com ventilador usado.

Evite ao máximo o descarte no lixo comum, também não deixe na rua para alguém pegar pois pode vir chuva e levar o ventilador para os rios. Deixe na rua somente se você tiver certeza que um catador de reciclagem passa pelo local para recolher.