Como descartar resina epóxi

Como descartar resina epóxi, poliepóxido? Comprou essa resina para criar coisas, acabou sobrando e não tem idéia do que fazer? Neste post explicamos sobre a melhor forma de descarte de resina époxi para evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente.

A resina epóxi é um polímero (plástico) que quando entra em contato com um agente catalisador endurece, formando uma superfície sólida e rígida.

Como descartar resina epóxi

Nunca jogue resina epóxi pela privada ou ralo da cozinha e banheiro, pois ela poderá estragar o encanamento da sua casa, causando entupimentos e problemas no futuro. Além disso essa resina é um poluente marítimo, pois não é biodegradável e contém bisfenol A (BPA). Este componente químico pode causar problemas ao sistema endócrino em peixes, invertebrados aquátivos. Se for muita quantidade, ele deixa a água imprópria para uso em qualquer finalidade.

Como não são produtos recicláveis, devem ser enviados para o descarte de produtos tóxicos da sua cidade. Caso não saiba se existe este serviço em sua cidade, entre em contato com a prefeitura que eles possuem registro destes tipos de empresas. Um exemplo, é a coleta que existe em Curitiba que recolhe tintas, cola, solventes e outros produtos tóxicos.

Como descartar resina epóxi
Como descartar resina epóxi

Caso na sua cidade não tenha opção para descarte de resíduos tóxicos, então coloque a sobra de resina epóxi para secar, deve demorar umas 72 horas para realizar a cura completa (100%). A resina curada é considerada inerte, não libera produtos químicos que podem prejudicar os animais marinhos, ou seja, não irá causar danos como causaria se estivesse líquida.

Como ainda não existe reciclagem nem para a resina curada, você poderá jogá-la fora no lixo comum da casa, como o lixo de comida. Não é o ideal pois a resina vitrificada ainda é um tipo de plástico que não vai se degradar no meio ambiente. Mas, pelo menos, ela ficará como uma pedra, não trazendo tanto perigo para solo e água.