Como descartar concreto

Como descartar concreto? Pode jogar no lixo comum para ser levado para o aterro sanitário? Será que pode ser reciclado? Neste post explicamos as melhores formas de descarte de concreto para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.

Como descartar concreto

Você não deve nunca jogar resíduos de concreto no lixo comum com comida e outros, pois a empresa de coleta de lixo não recolhe este tipo de resíduos. Além disso são resíduos sólidos que ficarão anos e anos no aterro podendo trazer problemas para as gerações futuras.

O concreto é um material que pode sim ser reciclado e reaproveitado, e na maioria dos casos acaba sendo jogado em terrenos abandonados e outros locais irregulares. Ele pode ser reciclado tanto se estiver fresco quanto se estiver endurecido.

Da reciclagem são criados blocos de concreto, mesas, bancos, reforço de pavimentos, pavimentação de rua, terraplanagens e outros.

Como descartar concreto, pode reciclar?
Como descartar concreto, pode reciclar?

Somente os concretos especiais como pigmentado ou que têm adições de fibras e outros, não podem ser reciclados pois resultam em produto ruim para ser reutilizado.

Se você estiver fazendo obra verifique com o mestre de obras ou o pedreiro se conhecem algum local onde os resíduos de concreto podem ser levados para ser reciclado.

Caso eles não conheçam local na sua cidade, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem o cadastro destas empresas. Ou faça uma busca pela internet, por exemplo, “Recolhe entulho CIDADE” e substitua pela sua cidade. Nos resultados poderão aparecer empresas próximas que poderão recolher o material na sua casa.