Como descartar placas de circuito

Como descartar placas de circuito? Podem ser jogados no lixo comum ou existe reciclagem para eles? A seguir explicaremos as melhores formas de descarte de placas eletrônicas para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.

Como descartar placas de circuito

O principal que você nunca deve fazer com as placas eletrônicas é jogá-las no lixo comum, pois possuem metais (cobre, prata, ouro ou níquel) e plásticos, que são prejudiciais para o meio ambiente. Para piorar em sua composição estão os metais pesados chumbo, cobre, cádmio e níquel, que são tóxicos e perigosos para nossa saúde e dos animais.

Essas placas estão presentes em computadores, brinquedos, carros, smartphones, aparelhos de som e vários outros equipamentos eletrônicos e tecnológicos. Por isso a quantidade descartada anualmente é enorme, perdendo-se os componentes que possuem valor agregado como ouro, cobre, estanho e chumbo.

Como descartar placas de circuito, placas eletrônicas
Como descartar placas de circuito, placas eletrônicas

O bom é que as placas de circuito podem ser recicladas, evitando assim toda essa contaminação que seria causada caso fosse jogada no lixo e levada ao aterro sanitário.

Se na sua cidade tiver coleta de reciclagem de eletrônicos deixe as placas eletrônicas separadas dos resíduos plásticos e orgânicos.

Caso não tenha coleta você pode entregar pessoalmente no posto de reciclagem de eletrônicos da sua cidade. Se não souber onde fica, é só entrar em contato com a prefeitura pois eles possuem registro dessas empresas.

Se onde você mora não existir reciclagem de eletrônicos, verifique pelo Google, procure algo como “Reciclagem de eletrônicos CIDADE” substituindo pela cidade próxima de onde você mora. Também existem empresas como Coopermiti, GAG Reciclagem de Eletrônicos, Recitek e outras que fazem este serviço.

Evite jogar no lixo comum, essas placas são perigosas para humanos e animais, além de trazerem problemas para o meio ambiente no futuro.