Como descartar desinfetantes

Como descartar desinfetantes? Será que posso jogar pelo ralo da pia ou é prejudicial ao meio ambiente? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte de desinfetantes químicos para não corrermos riscos nem levar riscos para outras pessoas.

Como descartar desinfetantes

Os desinfetantes de limpeza contém produtos químicos que podem ser perigosos para saúde das pessoas e da flora e fauna, por isso eles não devem ser despejados pelo ralo da pia ou pelo vaso sanitário, principalmente se você tiver muita quantidade.

Tente utilizar o produto até acabar. Se não for possível doe para algum familiar, ou para a portaria do prédio ou para algum conhecido para não jogar fora.

Como descartar desinfetantes
Como descartar desinfetantes de limpeza?

Caso tenha muita quantidade de desinfetante líquido ou em pedra, entre em contato com o fabricante para saber se eles podem realizar o descarte correto. Alguns tipos de desinfetante precisam ser neutralizados para realizar o descarte após a neutralização.

Se não conseguir falar com o fabricante ou se tiver pouca quantidade de desinfetante, dilua com muita água em uma bacia. Depois de diluir derrame pelo ralo ou no vaso sanitário, deixe cair bastante água quando terminar.

Os potes vazios poderão ser enviados para reciclagem junto de outras embalagens plásticas, mas os produtos químicos não.

Se possível, dê preferência para desinfetantes biodegradáveis ecológicos, pois eles são menos agressivos, irão se decompor mais facilmente no meio ambiente, evitando assim a contaminação.