Como descartar papel celofane?

Como descartar papel celofane? Esse tipo de papel é prejudicial para o meio ambiente? Será que pode ser reciclado? Neste post explicaremos as melhores formas de descarte do papel celofane, sempre tentando evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente.

Como descartar papel celofane?

O papel celofane na verdade é um plástico, plástico tipo celofane. Infelizmente ele não é igual ao plástico comum, que pode ser reciclado. O celofane é um tipo de plástico não-reciclável.

Os plásticos recicláveis são polímeros feitos a partir do petróleo, já o celofane é um polímero natural feito a partir da celulose extraída de plantas e árvores. Ele é biodegradável, se degrada mais rapidamente no meio ambiente, podendo ser compostado ou enviado para aterro sanitário com lixo comum.

Apesar disso não é considerado ecologicamente correto. Pois em sua composição, além da madeira, é adicionado dissulfeto de carbono, produto tóxico que pode liberar gás metano na atmosfera quando jogado no aterro sanitário. Esse gás é um dos agentes que contribuem para o efeito estufa. Por isso o ideal era que o aterro sanitário tivesse sistema de recuperação de metano.

Como descartar papel celofane?
Como descartar papel celofane? Posso reciclar?

Mesmo assim o impacto deste tipo de plástico é menos pior do que o do plástico comum, se este for jogado no aterro ao invés de ser reciclado. De acordo com testes, o verdadeiro celofane feito de celulose revestida se decompõe em 80 a 120 dias quando enterrado ou compostado.

Portanto você pode colocar o celofane junto do lixo orgânico que será levado ao aterro sanitário, pois não existe reciclagem para este tipo de material.