Como descartar extintores de incêndio

Como descartar extintores de incêndio? Devem ser jogados no lixo comum para ser levado ao aterro ou podem ser reciclados? Neste post falaremos sobre o descarte consciente do extintor, para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.

Como descartar extintores de incêndio

Os extintores de incêndio são feitos de vários materiais diferentes. Seu corpo é feito de aço carbono, alumínio ou aço inoxidável. A válvula pode ser de latão ou aço inoxidável. A mangueira é feita de borracha ou plástico e o conteúdo interno pode ser de espuma, pó químico, água, CO2 ou Halon.

O principal é que o extintor pode ser reutilizado indefinidamente, às vezes sendo necessário somente a troca da válvula ou alguma outra parte, mas o cilindro pode ser reaproveitado. Portanto a primeira coisa que você precisa fazer é procurar um distribuidor de extintores de incêndio na sua cidade, normalmente eles aceitam o seu produto vazio ou que não queira mais.

Como descartar extintores de incêndio
Como descartar extintores de incêndio

Esses distribuidores são empresas registradas no INMETRO, podem recarregar o extintor e revendê-lo. Se não for possível reaproveitar, eles revendem como ferro velho e reaproveitam o produto interno (caso o extintor não tenha sido utilizado, como acontece com extintores vencidos).

Se o extintor estiver quebrado de maneira que não possa ser reutilizado, com amassos ou perfuração, ele pode ser reciclado em postos de reciclagem de metais. Caso este seja seu caso, deixe o extintor junto do lixo de metal para ser levado pela coleta. Se na sua cidade não tiver coleta, você pode entregar pessoalmente no posto de reciclagem, verifique o endereço falando com a prefeitura da sua cidade.

Evite ao máximo jogar o extintor no lixo comum que é levado para o aterro sanitário, principalmente porque você não sabe o conteúdo interno do extintor, que pode ser algum produto tóxico. Além disso, metal, plástico e borracha, vão demorar muitos anos para se degradarem no meio ambiente.