Como descartar vasos de planta

Como descartar vasos de planta? Tem vários vasos de plástico e de cerâmica para plantas que não sabe o que fazer? A seguir explicamos as maneiras de descarte de vasos para evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente.

Como descartar vasos de planta

A maneira de descarte vai depender do material que o vaso de planta foi feito. Mas infelizmente eles contribuem sim para a poluição do meio ambiente.

Antes de descartar, sempre procure alguém que queira o produto, para você ele não é mais útil, mas para outra pessoa pode ser. Veja com amigos ou familiares, se mora em apartamento veja se o síndico não quer para utilizar no prédio. Lembre-se que você também pode fazer artesanato com o vaso e reaproveitá-lo em outro local da casa, caso não queira mais ter plantas.

Se os vasos que você tem forem feitos de plástico ou de metal, você pode separar junto com o lixo de plástico e de metal que é enviado para a reciclagem. Caso não tenha coleta em residência onde você mora, verifique o endereço dos postos de reciclagem da sua cidade falando com a prefeitura. Eles possuem cadastro desses serviços.

Como descartar vasos de planta
Como descartar vasos de planta

Os vasos de cimento ou concreto também podem ser destinados para reaproveitamento. É o mesmo destino dos entulhos de obra. O cimento e concreto podem ser reciclados e reaproveitados em asfalto para manutenção de estradas e outros locais. Portanto verifique com a prefeitura de onde você mora para saber o local onde poderá deixar os vasos de cimento.

No caso de vasos de cerâmica, barro e madeira não tem o que fazer. Se você não encontrar alguém para doar que possa reaproveitar os vasos até para outras funções, então descarte no lixo comum para ser levado ao aterro sanitário. Eles são produtos não recicláveis.