Como descartar pá de jardinagem

Como descartar pá de jardinagem? A pá de jardim pode ser reciclada ou devo enviar para o aterro sanitário junto com o lixo orgânico? Neste post explicaremos como fazer o descarte consciente de pá de jardim, para evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente.

Como descartar pá de jardinagem

Existem os mais variados tipos de pás de jardim, pazinha de metal com bico fino, pá de plástico quadrada, pá de metal com cabo de madeira ou cabo de plástico e outras. Portanto elas são sim prejudiciais para o meio ambiente, como todos os outros produtos feitos destes tipos de materiais, que ficam anos e anos para se decompor no aterro.

Se a pá for de metal e plástico ela poderá ser reciclada normalmente como todos os outros produtos de plástico e metal. Você deverá separar com o lixo correto que será coletado pela empresa de reciclagem.

Caso a pá tenha ponta de metal ou plástico e somente o cabo de madeira, a madeira não é reciclada, mas a ponta poderá ser reciclada. Tente separar a madeira do outro material. Se não conseguir não tem problema, coloque com o lixo correto para a reciclagem e a empresa irá fazer a separação, removendo a madeira.

Como descartar pá de jardinagem
Como descartar pá de jardinagem, pode reciclar?

Antes de enviar para reciclagem, tente doar a pá para outra pessoa, algum vizinho com jardim ou alguém que poderá aproveitar o produto, sem necessidade de ser destruída.

Se não encontrar pessoas para doar, então entre em contato com a coleta de reciclagem da sua cidade. Caso não saiba onde fica, entre em contato com a prefeiturado seu município pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas.

A dica que damos é criar a própria pá de jardim com garrafas plásticas de água sanitária ou de outro produto, que tenha plástico mais resistente. No YouTube você pode encontrar vários vídeos com pessoas ensinando a fazer.