Como descartar aparelhos GPS

Como descartar aparelhos GPS? Será que podem ser reciclados para não prejudicar o meio ambiente? Existe logística reversa para esses dispositivos eletrônicos? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de GPS, sempre evitando a destruição do meio ambiente, na medida do possível.

Como descartar aparelhos GPS

Os aparelhos GPS são equipamentos eletrônicos como celulares, tablets, notebooks, telefone e outros. Portanto não devem nunca ser jogados no lixo comum com alimentos, pois se forem levados ao aterro sanitário levarão anos e anos para se decomporem no meio ambiente.

Os GPS são compostos de partes plásticas, vidro, metal e circuito eletrônico. Portanto pode ser desmontado pelo posto de reciclagem para ser utilizado na fabricação de outros produtos.

Apesar de ser um lixo eletrônico, eles não aparecem na Política Nacional de Resíduos Sólidos como ocorre com celulares, notebooks e outros, no qual o fabricante precisa disponibilizar a opção de logística reversa (você devolve para o fabricante e eles fazem o descarte consciente do equipamento usado). Portanto não adianta entrar em contato com o fabricante que eles não poderão descartar para você.

Como descartar aparelhos GPS
Como descartar aparelhos GPS, são recicláveis?

Se o GPS ainda estiver bom, o ideal é doar para outra pessoa ou instituição que possa utilizar o aparelho, ao invés de enviar para a reciclagem. Se não tiver, tente vender pelo Mercado Livre ou outro site que permita venda de produtos usados.

Não tendo ninguém para doar ou vender, entregue no posto de reciclagem da sua cidade. Caso não saiba onde fica ligue para a Prefeitura, pois eles possuem o cadastro de todas essas empresas. Existem algumas coletas de aparelhos eletrônicos na internet, você pode procurar pelo Google colocando o nome da sua cidade.

Evite sempre o descarte no lixo comum, esses aparelhos são prejudiciais ao meio ambiente e poderão trazer problemas para gerações futuras.