Como descartar bola de tênis

Como descartar bola de tênis? O que fazer com bolas de tênis que não usa mais em jogos? Será que podem ser recicladas ou devem ser enviadas para o aterro sanitário comum com o lixo orgânico? Neste post falaremos um pouco sobre as melhores formas de descarte de bolas de tênis, evitando ao máximo a destruição do meio ambiente.

Como descartar bola de tênis

Muitas pessoas não sabem, mas as bolinhas de tênis são péssimas para o meio ambiente, conseguem ser piores do que as garrafas PET e sacos plásticos, pois podem demorar mais de 100 anos para se decompor. Portanto deve-se evitar ao máximo jogá-las no lixo comum que é levado ao aterro sanitário.

As bolas de tênis são feitas principalmente de borracha coberta com feltro (de lã ou nylon), e são injetadas com ar pressurizado para quicarem no momento do jogo. Conforme a bola perde o ar, ficam inapropriadas para o jogo e precisam ser descartadas.

A reciclagem de bola de tênis existe mas, infelizmente, não no Brasil. Na reciclagem as bolas são trituradas e transformadas em pisos.

Como descartar bola de tênis
Como descartar bola de tênis

A dica no Brasil é você deixar para o cachorro ou gato brincarem com a bolinha, sempre com cuidado pois cachorro pode destruir e comer pedaços da bola. Caso não tenha animais de estimação, doe para alguém que possa reaproveitar a bolinha.

Existem pessoas que fazer artesanato com bolas de tênis, criam cadeiras colando uma bola na outra, criam descansos de panela, porta moedas, porta canetas, vaso para plantinha e vários outros produtos. A bola de tênis velha e limpa também pode ser usada na secadora junto das roupas molhadas para diminuir o tempo de secagem.

Caso não queira reaproveitar as bolinhas e não tenha ninguém para doar, então não vai ter jeito, coloque com o lixo que será levado para o aterro. Mas faça isso somente se não tiver outra opção.