Como descartar secador de cabelo e chapinha

Como descartar secador de cabelo e chapinha? Será que podem ser reciclados para não prejudicar o meio ambiente? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de secadores de cabelo, chapinhas e outros equipamentos eletrônicos de cabelo.

Como descartar secador de cabelo e chapinha

Os secadores e chapinhas possuem partes plásticas e metálicas que demoram canos e anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras. Portanto não devem nunca ser colocados junto do lixo comum de comida que será levado para o aterro sanitário.

Caso você não queira mais usar e esteja funcionando, tente doar o secador ou chapinha para algum vizinho ou amigo, mesmo que você não queira alguma pessoa ainda poderá aproveitar.

Como descartar secador de cabelo e chapinha
Como fazer descarte consciente de secador de cabelo e chapinha

Se o aparelho não estiver funcionando você pode verificar se a assistência técnica da marca aceita o equipamento como doação.

Se não aceitar, o último recurso é a reciclagem. Secadores, chapinhas e outros aparelhos eletrônicos para cabelo são recicláveis, assim como outros eletrodomésticos.

Primeiro verifique com a marca do secador, normalmente eles possuem a opção de logística reversa, na qual você envia para o fabricante e eles fazem o descarte consciente do equipamento. Mas atenção! Infelizmente não são todas as marcas que possuem este serviço.

Caso seu secador não possua opção de logística reversa, verifique com a prefeitura da sua cidade sobre posto de coleta de reciclagem de eletrodomésticos. Eles irão aceitar seu secador ou chapinha para fazerem a reciclagem e reaproveitar partes de plástico e de metal.

Se na sua cidade não tiver, você pode verificar empresas online como a Ecoassist e outras.

Evite sempre jogar no lixo comum, no aterro eles só irão servir para aumentar a poluição.