Como descartar coletores solares

Como descartar coletores solares? Tem algum painél coletor solar velho e não sabe o que fazer? Será que podem ser enviados para reciclagem? Neste post falamos um pouco sobre o descarte consciente de painés solares, para evitar assim a contaminação do meio ambiente.

O que fazer para descartar coletores solares antigos?

Conforme a indústria de painés solares cresce, também aumenta a quantidade de resíduos e problemas para seu descarte. Infelizmente por enquanto não existem muitas opções de reciclagem para coletores solares na maioria dos países do mundo, e no Brasil não é diferente.

A reciclagem deste produto é difícil e cara, por conter vários tipos de materiais em sua composição. Para piorar, eles contêm metais pesados como cádmio e chumbo, que contaminam o solo e água, trazendo perigo para as pessoas e animais.

A boa notícia é que esses coletores solares costumam ter vida útil de 20 a 30 anos. Mas mesmo assim, acredita-se que teremos mais de 60 milhões de toneladas de resíduos de painés solares no mundo em 2050.

Como descartar coletores solares
O que fazer para descartar coletores solares?

De acordo com pesquisas, 97% dos materiais das placas solares podem ser recuperados, além disso elas podem conter índio e gálio, elementos raros e finitos que poderiam ser reutilizados em outros produtos.

Como ainda não temos opção de reciclagem de painel solar no Brasil, uma dica é tentar entrar em contato com a empresa que instalou os painés solares na sua casa ou apartamento. Talvez eles possam reaproveitar ou dar um descarte menos pior do que se você fosse jogar no lixo comum que é levado para o aterro sanitário.

Enquanto não existe opção, procure pela alternativa menos pior possível.