Como descartar roupa de cama

Como descartar roupa de cama se não for mais utilizar? O que fazer com roupa de cama usada quando não terá mais utilidade na sua casa? Pode reciclar o tecido? Neste post daremos algumas dicas de descarte consciente de roupa de cama, para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.

Maneiras de descartar roupa de cama

As roupas de cama não devem nunca ser enviados para os aterros sanitários, os tecidos são um dos produtos que mais poluem o meio ambiente.

Se a roupa de cama estiver boa e ainda puder ser utilizada, o melhor destino é fazer doação. Procure pessoas que queiram aproveitá-las, caso não encontre, verifique instituições de caridade que aceitem tecidos usados.

Alguns locais restauram as roupas de cama e enviam para os locais que estão precisando. Outros utilizam o produto para artesanato como tapete, cortina, almofadas e outros.

Como descartar roupa de cama
Maneiras para descartar roupa de cama

Artesãos também podem criar bonecos de pano, tapetes, porta documentos e outros objetos.

Caso não encontre ninguém para doar, roupa de cama usada pode ser utilizada na limpeza da casa, corte pedaços dos lençóis e utilize na limpeza de vidros e azulejos, esses tecidos costumam ser ótimos por não soltar fiapos.

A reciclagem de tecidos é possível e utilizada para produzir enchimento ecológico usado em almofadas, travesseiros, pelúcia, cobertores e outros. Os resíduos têxteis também podem ser usados na produção de estopas. Mas infelizmente a reciclagem de tecido é muito complexa e no Brasil ainda está no início, não são muitas empresas disponíveis.

Portanto a alternativa é a doação, como explicado no início. Evite ao máximo jogar no lixo comum, você só estará contribuindo para o aumento da poluição do meio ambiente.

1 comentário em “Como descartar roupa de cama”

Os comentários estão encerrado.