Como descartar luz neon

Como descartar luz neon? Tem algumas luzes neon em casa e não sabe como fazer o descarte? Será que pode jogar no lixo comum para ser enviado ao aterro sanitário? Neste post explicamos as maneiras de descarte consciente deste tipo de luz.

Maneiras de descartar luz neon

As lâmpadas neon ou luz neon, são iguais às lâmpadas fluorescentes, elas não devem nunca ser jogadas no lixo comum que é levado pela coleta do aterro sanitário. Pois contêm gases que podem ser gás neônio e mistura com outros gases para dar a luz de diferentes cores.

O ideal é separar a luz neon para ser levada pela coleta seletiva de reciclagem de lâmpadas fluorescentes, normalmente são os mesmos que fazem reciclagem de baterias e outros produtos que contém compostos tóxicos em sua fabricação. O gás neônio em si não é tóxico e nem inflamável, o problema são as misturas que são feitas com ele nas lâmpadas. Algumas delas contêm mercúrio em sua composição, se quebrar traz risco para saúde da pessoa que entrar em contato com o líquido.

Mas nem todas as cidades do Brasil têm esse serviço disponível. Verifique com a prefeitura da sua cidade pois eles possuem registro dessas empresas.

Como descartar luz neon

Não havendo essa opção onde você mora não vai ter jeito, a não ser descartar no lixo comum. Coloque dentro de garrafa pet e feche bem, para que o conteúdo de dentro da luz neon não vase no aterro sanitário caso seja perfurada.

A dica que damos é evitar comprar luz neon, uma vez que sua reciclagem não é fácil de encontrar no país. É por isso que muitas pessoas vêm trocando as luzes neon por LED, além de mais seguro, gastam menos, são mais fáceis de manter e consomem menos luz.