Descarte de óleo de sardinha, como e onde descartar

Descarte de óleo de sardinha, como e onde descartar o óleo que vem dentro da sardinha enlatada? Pode jogar direto pela lixeira ou deve-se tomar alguma precaução? O óleo da sardinha polui o meio ambiente? Tem algum perigo?

Descarte de óleo de sardinha

Muitas pessoas não sabem mas o óleo da sardinha em lata também é poluente, do mesmo jeito do óleo de cozinha comum. Por isso não se deve jogar o óleo de sardinha pelo ralo da pia nem no vaso sanitário, pois ele irá contaminar a água e ainda poderá entupir o encanamento. Nem mesmo no lixo comum da cozinha é recomendado o descarte.

Algumas pessoas vão guardando o óleo da sardinha em um pote de vidro e usam para comer com outros alimentos como, por exemplo, molho da salada ou para fritar ovos. Outros usam no lugar do azeite para fazer pizzas. Outros usam para misturar na comida dos gatos.

Imagem cegonha dentro da lata de sardinha, descarte de óleo de sardinha
Descarte de óleo de sardinha, como e onde descartar

Se você não gosta da idéia de comer o óleo com gosto de peixe, outra dica é fazer sabão com a gordura guardada. Mas você vai precisar de muita quantidade, neste caso o melhor é ir armazenando em uma garrafa pet. Existem milhares de receitas diferentes para preparo de sabão caseiro.

Se não tem como fazer nada do indicado acima, o recomendado é juntar o óleo na garrafa pet e levar até um ponto de coleta que utilize este óleo para outras coisas. Caso não saiba se existe na sua cidade, entre em contato com a prefeitura.

Não havendo outra opção, não tem jeito, coloque na garrafa pet bem fechada e jogue no lixo da cozinha mesmo. Nestes casos não tem o que fazer, infelizmente com o tempo, a garrafa irá se decompor (pelo menos 100 anos) e o óleo contaminará o solo. Portanto evite ao máximo esta opção de descarte.

5 Comentários


  1. Mas se eu descartar, mesmo dentro de uma garrafa pet, eventualmente ela vai se desintegrar e dessa forma, todo o óleo vai para o solo, certo?

    Responder

    1. Sim André,
      A garrafa pet leva, pelo menos, 100 anos para se decompor. Por isso esta é a última opção de descarte, quando não se tem outro jeito mesmo. É menos pior do que jogar pelo ralo ou privada do banheiro.

      Responder

Deixe um Comentário